Nível do rio Jaru sobe quase 2 metros em 20 horas e preocupa autoridades por causa de possível enchente

0
33

As fortes chuvas que caíram desde as primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (13) elevaram consideravelmente os níveis do rio Mororó e Jaru. Como tem menor volume, o rio Mororó rapidamente saiu de sua caixa, alagando diversas residências em Jaru. Já o rio Jaru, continua subindo aos poucos e preocupa as autoridades competentes como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil por causa de uma possível enchente.

Segundo dados do aplicativo Nível do Rio Brasil, em menos de 20 horas o nível do rio Jaru aumentou 1,68 metro e continua a subir. No início da noite desta segunda-feira, mais precisamente às 19h45, o nível do rio Jaru marcava 7,55 metros. Três horas depois, às 22h45, o nível já havia subido um pouco mais e estava em 7,69 metros, menos de 30 centímetros de alcançar a sua cota máxima de permanência que é 7,97 metros. Acima dessa marca considera-se cota de Estado de Alerta.

O cabo BM S. Braga, especialista em Defesa Civil, informou que o Corpo de Bombeiros está monitorando o nível do rio Jaru e se já prepara para atuar no resgate de possíveis desabrigados ainda na madrugada desta terça-feira (14).

No ano passado o município de Jaru viveu uma das maiores calamidades de sua história com a maior enchente já registrada oficialmente. Estima-se que cerca de 500 imóveis entre residências e comércios foram diretamente atingidos pelas águas dos rios Jaru e Mororó, deixando centenas de famílias desabrigadas e o problema pode se repetir em 2017.

Fonte: Anoticiamais

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY